quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Como limpar a máquina de lavar roupa


Sabia que deve limpar a máquina de lavar a roupa a cada 40 lavagens? É verdade! Limpar a máquina de lavar roupa não só garante que a roupa sai da máquina limpa e a cheirar bem, também previne as avarias mais comuns. Por isso, deixo-vos aqui as minhas dicas para limpar a máquina de lavar a roupa! 


(E, antes de me perguntarem como é que a máquina de lavar a roupa se suja, pensem só nos pêlos de gato e cão que vão entupir os filtros, nos fungos que podem aparecer na máquina, na acumulação de calcário, e na própria sujidade que pode passar das roupas para o tambor da máquina.)

Sinais que está na hora de lavar a máquina


  • a roupa sai da máquina a cheirar mal;

  • a gaveta do detergente e o tambor têm bolor; 

  • a máquina não escoa bem água ou perde água;

  • façam uma média do número de máquinas que fazem por semana. Nós fazemos 1-2 máquinas por semana agora no Inverno, o que significa que fazemos no máximo 8 máquinas por mês. Por isso, demoramos 5 meses para chegar às 40 máquinas. 

Como limpar a máquina de lavar roupa passo a passo


1. Faça uma lavagem com a máquina da roupa vazia


O primeiro passo para limpar a máquina de lavar roupa é fazer um ciclo com a máquina vazia. Escolha um programa com temperatura alta, entre 75 a 90ºC, pelo menos uma hora. Expor a máquina ao calor vai eliminar fungos, germes e bactérias que possam ter sobrevivido na máquina. Além disso, também é óptima para tirar os restos de gordura. 



2. Repita a lavagem com vinagre de vinho branco


Se mesmo assim achar que há restos de fungos ou bolor dentro da máquina, ou se a roupa continua a sair com um cheiro característico, experimente fazer outro ciclo com a máquina vazia, mas desta vez encha a gaveta do detergente com 4 chávenas de vinagre de vinho branco. O vinagre de vinho branco é um antifúngico natural! 



3. Limpe o tambor da máquina e a gaveta com um pano


Entre lavagens, também pode usar este truque simples. Deite detergente multiusos ou vinagre num pano e, no fim das lavagens, limpe todo o tambor da máquina, sem esquecer a borracha e o vidro! Depois, para não ter surpresas desagradáveis, limpe também a gaveta do detergente com a ajuda de uma escova de dentes velha. 



4. Limpe o filtro da máquina


A máquina de lavar a roupa também tem um filtro, geralmente no fundo da máquina, que precisa de ser limpo de vez em quando. Quem tem animais deve limpar este filtro pelo menos uma vez por mês, porque é inevitável que os pêlos se acumulem. No caso de não gostar de fazer estas tarefas, contrate um serviço de limpezas domésticas em Setúbal ou limpezas domésticas em Braga para fazer uma limpeza a fundo à cozinha.

 


5. Faça uma limpeza profissional


Há uns anos, a minha máquina de lavar roupa começou a deitar água por trás e chamei um técnico de reparações. Pelos vistos, só precisava de ser limpa por dentro! Confesso que foi uma surpresa, mas ao mesmo tempo também foi um grande alívio. Por isso, se estão a ter problemas com a vossa máquina de lavar roupa, sugiro fazer uma manutenção periódica. 



Além disso, já outras coisas que comecei a fazer depois desse incidente para manter a máquina no melhor estado possível: 


  • deixar a porta da máquina aberta depois da lavagem. Caso contrário, a humidade e a temperatura (entre os 30º e os 40ºC) fazem com que os fungos proliferem; 

  • nunca usar mais detergente do que o necessário, já que os detergentes e especialmente os amaciadores fazem com que os resíduos se acumulem;

  • passar um rolo tira-pêlos pelas mantas e pela roupa com mais pêlos de animais, de modo a evitar que se acumulem no tambor. 


Basicamente, é isto! Até agora não voltei a ter mais problemas com a minha máquina e espero que estas dicas também sejam úteis para vocês.


0 comentários:

Enviar um comentário