A indústria automóvel passou por uma transformação enorme nas últimas décadas. Os carros eléctricos e híbridos ainda estão longe de ser a maioria, mas são cada vez mais comuns. Se vai comprar carro e está indeciso, veja aqui os prós e contras dos carros eléctricos e dos carros a combustão.
Carros Eléctricos
- Sustentabilidade ambiental: os carros eléctricos não emitem poluentes diretamente para a atmosfera, o que reduz a poluição. Se conseguirmos produzir electricidade a partir de energia renovável, é possível ter carros com emissões zero. 
- Menor pegada de carbono: mesmo considerando a produção das baterias, os carros eléctricos têm uma pegada de carbono menor ao longo de sua vida útil. Por isso, há vários incentivos do Estado para comprar um carro eléctrico. 
- Custos mais competitivos: com a subida do preço dos combustíveis, o custo por quilómetro num carro eléctrico já é 3 a 4 vezes inferior ao de um carro a gasolina ou gasóleo. 
💡 Pode ter ainda mais poupanças se instalar painéis solares em casa e usar essa electricidade para carregar a bateria. Veja aqui o preço de reparação de wallbox (posto de carregamento eléctrico).
- Menos manutenção: os carros eléctricos têm menos peças móveis e, portanto, requerem menos manutenção ao longo da sua vida. Por isso, ao longo do tempo, vai gastar menos na revisão do automóvel e em reparações. 
- Menos ruído: os carros eléctricos são mais silenciosos. Não só é mais agradável para quem conduz, como também reduz o nível de barulho nas cidades. 
Carros eléctricos: contras
- Custo inicial elevado: ter um carro eléctrico ou híbrido exige um investimento inicial maior. Isto acontece porque a parte mais cara de um carro eléctrica é a bateria eléctrica. 
- Autonomia e tempo de recarga: os carros eléctricos têm menos autonomia do que os carros a combustão. Além disso, o tempo para recarregar a bateria é superior ao tempo que precisa para encher o depósito. 
Carros a Combustão
- Postos de combustível: a rede de postos de combustível é amplamente estabelecida, por isso é fácil atestar o depósito em qualquer lugar, em qualquer altura, mesmo em plena autoestrada. 
- Custo inicial mais baixo: os carros a combustão têm um custo inicial mais baixo em comparação com carros eléctricos. Além disso, há uma ampla oferta de carros a gasolina e gasóleo em segunda mão. 
- Viagens de longa distância: os carros a combustão têm uma autonomia maior, tornando-os mais adequados para viagens de longa distância (>300 km) sem a necessidade de recargas frequentes. 
Carros a Combustão: contras
- Emissões poluentes: os carros a gasolina e gasóleo emitem muitos poluentes atmosféricos, contribuindo para a poluição do ambiente, degradação da qualidade do ar e as mudanças climáticas. 
- Custo operacional mais elevado: o investimento inicial pode ser limitado, mas ao longo da vida útil do carro vai gastar muito dinheiro em reparações. Veja aqui as avarias mais comuns em carros a combustão. 
- O combustível mais caro: o preço dos combustíveis fósseis é mais elevado e tem tendência a subir ainda mais com as guerras no Médio Oriente, resultando em custos operacionais mais altos ao longo do tempo. 
Em última análise, a escolha entre um carro eléctrico e um carros a gasolina e gasóleo depende das necessidades individuais de cada família, considerando factores como o orçamento, o estilo de vida (a necessidade de fazer viagens longas com frequência ou não) e as preocupações ambientais.
No entanto, não pode fazer a escolha tendo em consideração apenas as condições do presente. A evolução da tecnologia continua! Os carros eléctricos vão ser cada vez mais autónomos, teremos cada vez mais formas de produzir electricidade verde e a expansão da infraestrutura para carregar os carros eléctricos vai-se expandir. Por outro lado, os combustíveis fósseis serão cada vez mais caros!

 
0 comentários:
Enviar um comentário